Afinal, que mundo é esse?

No livro, temas como depressão, drogas, internação psiquiátrica, meio ambiente e outros dão o tom para as muitas viagens em mundos paralelos dos personagens Lucas e Ana. Eles amanhecem em uma cidade de praia, onde, inexplicavelmente, todos os jovens foram atingidos por uma epidemia que os impede de sonhar, de acreditar, de criar. 

Acho que acontece para todo mundo. Você acorda e não tem a menor vontade de sair da cama. Se pensar nas notícias tristes, nas tragédias mundiais, no meio ambiente se deteriorando, nos dramas cotidianos então… fica mais difícil ainda. Mas tem o Insta, o Facebook, o twitter e outras redes sociais trazendo vídeos coloridos e animados nos historys, gente bonita por todos os lados, viagens, restaurantes incríveis, tudo perfeito. Mas quem consegue alcançar tudo isso? Conviver com essas realidades não está nada fácil. A escritora, psicóloga e educadora Lúcia Teixeira começou a escrever “Caminho para ver estrelas “ em 2011, passou por muitos outros projetos mas, em 2018, percebeu que não poderia mais adiar. E o dia chegou. O lançamento está marcado para esta terça, 26, a partir das 18h30, no auditório da Unisanta. 

Para Lúcia, o momento não poderia ser mais atual: “Vejo jovens sem esperança, sem acreditar no futuro e me preocupo muito. Com esse livro, minha proposta é mostrar caminhos, ajudar os jovens a não desistir, a continuar, a não dar atenção a esse mundo de fantasia que muitas vezes traz frustração. O mais importante do livro é justamente para eles não desistirem porque é muito fácil o jovem desistir. E não só o jovem, qualquer pessoa. A parte difícil da vida é o acordar todo dia, encontrar força para encarar os desafios e tentar ser melhor”.

Há vários planos se desenvolvendo no livro e tudo num mesmo dia, para mostrar que, dependendo do que acontecer nosso mundinho, a realidade externa pode mudar.  Uma novidade é a playlist que acompanha o livro, com músicas relacionadas aos fatos ou aos sentimentos dos personagens. “Foi uma forma para eu me comunicar melhor com os jovens. Inseri músicas novas e outras de outras épocas, às vezes modificadas. A música passa a ser outra experiência de leitura”, conta a autora.

Um livro apenas para jovens? Lúcia diz que não: “A obra também pode ser encarada como um acerto de contas com a nossa juventude, com a nossa utopia.  Todos nós temos algo que aquele jovem queria fazer e não fez. A missão e os desafios dos personagens servem para todas as idades”. As ilustrações da obra são do artista Renato De Lone.

Lançamento

Dia: 26/03

Horário: a partir das 18h30

Local: Auditório da Universidade Santa Cecília

Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, quarto andar, Boqueirão, Santos

Ficha técnica

“Caminho para ver estrelas
Editoras: Cortez e Unisanta

ISBN 978-85-249-2715-7

Páginas: 136

Preço: R$ 38,00 e R$ 35,00 no dia do lançamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close