Teatro Santista em exposição

Uma boa parte da história do teatro em Santos pode ser vista na exposição TEP 50 ANOS. Ela faz parte das comemorações do cinquentenário do grupo TEP, Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília, que é bem representativo na cidade e tem, a frente deste importante trabalho, o diretor e coordenador Gilson de Melo Barros. Os painéis artísticos mostram boa parte da trajetória do grupo, documentada por fotos de arquivo, material jornalístico e gráfico sobre suas principais montagens.

Também faz parte da exposição a amostragem de 50 fotografias (ampliadas) de cenas de espetáculos realizados pelo grupo ao largo destes anos,  clicadas por renomados fotógrafos que se dedicam a este tipo de registro, e que acompanharam o TEP em seu percurso. São eles: Antonio Abreu, Biga Appes, Delba Baraldi, Denise Braga, LF Mutti, Rafael Branco, Simone Soffredini e Tito Wagner.

Complementam a exposição 46 cartazes de espetáculos montados pelo grupo, criados em sua maioria pela designer Marcia Okida, e alguns figurinos e adereços, também de trabalhos do grupo, assinados por Lindalva Parorini e Gilson de Melo Barros.

História

Criado no final dos anos 60 em plena ditadura militar, o grupo “sobreviveu” à história, passando por vários processos de criação em que se destacaram notáveis montagens teatrais, além de atividades audiovisuais que lhe valeram destaque em eventos cinematográficos. Viagens internacionais e prêmios em festivais locais, estaduais e nacionais também marcaram sua trajetória, tornando o grupo uma das referências do fazer teatral da nossa região.

Neste período, inúmeros artistas passaram pelo TEP deixando valiosas contribuições para a sedimentação do seu histórico. Entre eles, Toninho Dantas (agitador cultural), Domingos Fuschini (premiadíssimo figurinista e maquiador) e Zéllus Machado (ator e animador cultural). Valiosas também, entre tantos outros que por seus quadros transitaram, as participações de Nanci Alonso (uma das fundadoras do grupo e criadora do GAPA/BS), Miguel Hernandez (ator de diretor teatral) e Marco Antonio Rodrigues (diretor teatral e ex-secretário de cultura de Santos).

Exposição TEP 50 ANOS

Até 28/3 – das 9 às 14h e 19 às 22h

Espaço UNISANTA

Rua Osvaldo Cruz 277, térreo Santos

Entrada gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close